Núcleo de Documentação da Câmara Municipal de Évora

Outra(s) forma(s) de nome

• Núcleo de Documentação da CME
  • ND da Câmara Municipal de Évora
  • Núcleo de Documentação, Divisão de Cultura e Património da Câmara Municipal de Évora

• Municipal

Zona de contacto

Praça de Sertório

Localidade

Évora

Região

Nome do país

Portugal

Código Postal

URL

área de descrição

Histórico

O Núcleo de Documentação da Câmara Municipal de Évora foi criado em 1987 e é um centro de documentação especializado na área do património, cuja missão é contribuir para a gestão autárquica, para o desenvolvimento cultural/educativo e apoiar a investigação sobre a região de Évora e do Alentejo, sobretudo no que se refere ao património arquitetónico e cultural.
Em 1991 foram definidos os objetivos reunir os documentos e a informação sobre Évora e a região do Alentejo, selecionar e tratar a documentação recebida na autarquia e prestar apoio na área da investigação histórica e cultural.
Este serviço de informação possui uma coleção bibliográfica e um conjunto de espólios documentais de personalidades de relevo em Évora. A coleção bibliográfica e os espólios documentais destinam-se a todos aqueles que pretendam realizar trabalhos de investigação ou queiram adquirir um maior conhecimento.

contexto cultural e geográfico

Mandatos/Fontes de autoridade

estrutura administrativa

Políticas de gestão e entrada de documentos

O Núcleo de Documentação tem como política de incorporação: a documentação proveniente de arquivos pessoais ou familiares e de instituições públicas ou privadas que estejam relacionados com a cidade de Évora, em particular, e do Alentejo, em geral. Relativamente aos arquivos pessoais ou familiares, incorpora-se a documentação de pessoas ou famílias eborenses, ou aqui residentes, e que permita contextualizar os fundos documentais.

Prédios

Acervos documentais

Instrumentos de pesquisa, guias e publicações

área de acesso

horário de funcionamento

Atendimento presencial:
Dias úteis
9:30-12:30;
14:00-17:30.

Feriado Municipal: 29 de junho

Condição de acesso e uso

Acessibilidade

A documentação original, quando devidamente tratada, só está disponível para consulta presencial acompanhada por um dos técnicos do Núcleo de Documentação.
A consulta da documentação original está condicionada pelo estado de conservação da mesma.

área de serviços

serviços de pesquisa

serviços de reprodução

Áreas públicas

Zona do controlo

Identificador da descrição

PT/CME/ND

Identificador da instituição

CME/ND

Regras ou convenções utilizadas

CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS - ISAD (G): Norma geral internacional de descrição arquivística: adoptada pelo Comité de Normas de Descrição, Estocolmo, Suécia, 19-22 de Setembro de 1999 [Em linha]. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/Torre do Tombo, 2002. [Consult. 31 mar. 2021]. Disponível em http://arquivos.pt/wp-content/uploads/sites/11/2010/08/isadg.pdf.
CONSELHO INTERNACIONAL DE ARQUIVOS – ISAAR (CPF): Norma Internacional de Registos de Autoridade Arquivística para Pessoas Colectivas, Pessoas Singulares e Famílias. Trad. Grupo de Trabalho para a Normalização da Descrição em Arquivo. 2.ª ed. Lisboa: Instituto dos Arquivos Nacionais/ Torre do Tombo, 2004. [Consult. 31 mar. 2021]. Disponível em https://antt.dglab.gov.pt/wp-content/uploads/sites/17/2008/09/isaar.pdf.
DIRECÇÃO GERAL DE ARQUIVOS; PROGRAMA DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO; GRUPO DE TRABALHO DE NORMALIZAÇÃO DA DESCRIÇÃO EM ARQUIVO – Orientações para a descrição arquivística [Em linha]. 2.ª versão. Lisboa: DGARQ, 2007. ISBN 978-972-8107-91-8. [Consult. 31 mar. 2021]. Disponível em http://arquivos.dglab.gov.pt/wp-content/uploads/sites/16/2013/10/oda1-2-3.pdf.
NP 405-1. 1994, Informação e documentação - Referências Bibliográficas: Documentos impressos. Lisboa: IPQ: CT7.
NP 405-4. 2002, Informação e documentação - Referências Bibliográficas: Documentos eletrónicos. Lisboa: IPQ: CT7.

Estatuto

Preliminar

Nível de detalhe

Mínimo