Showing 213 results

Authority record
Passaporte, António
APS · Person · 1901-1983

António Pedro Passaporte era natural de Évora. Aqui permaneceu até 1911, altura da partida com seu pai para África, onde se terá iniciado na arte da fotografia.
Apaixonado pelo teatro, quando regressa a Portugal participa em várias peças e mais tarde, em 1923, em filmes produzidos para cinema. Nesse mesmo ano parte para Madrid, onde inicia a sua carreira de fotógrafo. Como vendedor de papeis fotográficos viaja por toda a Espanha e Argentina, registando paisagens e monumentos que vêm a ser adquiridos pelo Ministério da Cultura e Turismo Espanhol para propaganda turística. Face ao sucesso obtido edita postais, assinando como Loty, nome pelo que ficaria conhecido.
Durante a Guerra Civil de Espanha ingressa nas Brigadas Internacionais como repórter fotográfico. Terminada a guerra, regressa a Portugal e inicia a sua actividade de fotógrafo com trabalhos de publicidade e arquitectura, retratos de artistas, etc. Em 1940 inicia a produção de postais ilustrados a preto e branco, destacando-se a edição dedicada à Exposição do Mundo Português. Retira-se da fotografia em 1965, dedicando-se, a partir daí, a escrever as suas memórias e a investigar a história da sua família.

JPS · Person · 1877-1933

José Pedro Braga Passaporte fez o liceu em Évora e foi depois para Lisboa, estudar nas Belas Artes. Desde muito cedo manifesta a sua paixão pela fotografia fazendo, com regularidade, clichés de aspectos da cidade, bem como retratos de familiares e amigos. Em 1903 foi-lhe concedido o diploma de Photographo da Casa Real, passando a receber encomendas para fotografar a família real nas suas deslocações ao Alentejo. A partir desta data, deixa de ser considerado amador, remodelando o seu estúdio com as melhores máquinas e equipamentos e abrindo uma Galeria Photographica (Rua do Paço, nº 107).
Em 1911 parte para Lisboa e depois para África, empregando-se, primeiro, num atelier de Benguela e depois em Moçamedes. Da sua estadia destaca-se o conjunto de fotografias com temas etnográficos africanos.
Regressa a Évora em 1917, reabrindo o seu atelier – Photographia Paris – na Rua Serpa Pinto, nº21, 2º, aqui permanecendo por pouco tempo. Junta-se a seu filho em Madrid, onde vem a falecer.

Nogueira, Eduardo
EDN · Person · 1898-1969

Eduardo Nogueira (1898-1969) era natural do Fundão. Veio para Évora em 1928, instalando-se na Rua de Avis, 34, local onde estivera a Fotografia Lisbonense de Ricardo Santos. Anteriormente, Eduardo Nogueira trabalhara na Foto-Estefânia, em Lisboa, estabelecimento onde se iniciara, em miúdo, na arte fotográfica. Para além da sua actividade comercial, participou em diversas exposições nacionais e internacionais, tendo obtido diversos prémios e distinções.

Grupo Pró-Évora
GPE · Corporate body · 1919 - presente

Fundado em 16 de Novembro de 1919, o Grupo Pró-Évora, Associação de Defesa do Património da cidade de Évora, é considerado um dos grupos de defesa do Património mais antigos do país. Representante da cidade no Concelho de Arte e Arqueologia dos Monumentos Nacionais desde 1920, a sua actividade foi decisiva na preservação do Património Eborense, tendo contribuído para a classificação de vários imóveis como Monumento Nacional. Foi graças ao Grupo Pró-Évora que se impediu a venda em hasta pública e consequente destruição das muralhas da cidade, promovendo a sua conservação e classificando-as como Monumento Nacional (1921), que se promoveu o desaterro e limpeza do claustro da Sé de Évora, que se classificaram vários imóveis de interesse histórico e se publicaram roteiros turísticos, livros, postais e artigos na imprensa sobre Évora.
Está representado na Comissão Municipal de Arte Arqueologia e Defesa do Património, na Rede de Centros Culturais Portugueses, é membro fundador do Centro UNESCO de Évora e foi agraciado pela Câmara Municipal de Évora com a Medalha de Ouro da cidade no dia 29 de Junho de 1999.

Pé-Curto, Varela
VPC · Person · 1925 -

Nasceu em Ervedal do Alentejo, Concelho de Aviz, em 1925.
Fez o liceu em Évora, onde se iniciou na arte da fotografia. Trabalhou para a casa Nazareth & Freitas e, posteriormente, com Eduardo Nogueira.
Em 1950 foi para Coimbra, tendo dirigido a Secção Fotográfica da Livraria Atlântida e depois a “Hilda”, como sócio-gerente.
Em 1954, por decisão do congresso de Barcelona da Féderation Internacional de L’Art Photographique, recebe o título de Excellence, em homenagem aos seus trabalhos e técnica no domínio da arte fotográfica.
Varela Pécurto foi, durante mais de duas décadas, correspondente da RTP em Coimbra e colaborou com a imprensa escrita.
Recebeu em 2005 a Medalha de Mérito Cultural e um diploma de honra do Clube da Comunicação Social de Coimbra, pelo serviço prestado à cidade.

Fialho, Francisco Manuel
FMF · Person · 1871-1969

Francisco Manuel Fialho, natural de Vila Nova da Baronia, filho único de Fernando António Fialho e Maria da Conceição Xavier
Fialho, faleceu a 14 de Dezembro de 1969 sem deixar descendentes. Era dono de um vasto património de prédios rústicos e urbanos, a cuja administração dedicou a sua vida, bem
como ao coleccionismo de armas de caça e livros sobre o tema. A fotografia era, no entanto, o seu passatempo preferido, dispondo de um “gabinete de trabalhos fotográficos” em sua casa. O espólio deste gabinete terá sido deixado em testamento a um familiar e dele constavam um aparelho estereoscópico, várias estereoscopias, várias máquinas fotográficas bem como outros “utensílios” fotográficos.