Mostrar 21 resultados

Descrição arquivística
1 resultados com objetos digitais Mostrar resultados com objetos digitais
Colecção Sociedade Harmonia Eborense
PT SHE AF/SHE · Coleção · 2010
Parte de Arquivo Fotográfico

A temática geral da colecção centra-se em eventos relacionados com a vida social da SHE: salas e outros aspectos do edifício, cerimónias, conferências e/ou assembleias, exposições, bailes, festas, grupos de mascarados, bem como um grande número de retratos (possivelmente antigos sócios e dirigentes da SHE). Neste âmbito, existe um grande número de imagens relacionado com o Grupo Dramático da Sociedade Harmonia Eborense, nomeadamente peças de teatro (algumas identificadas), cenários, retratos de personagens das peças e actores. Existe, ainda, um pequeno grupo de imagens de conjuntos musicais, de monumentos da cidade e de aspectos de etnografia. Não sendo uma colecção de um só autor, existem neste conjunto provas de fotógrafos com actividade reconhecida em Évora e noutras localidades (Maria Eugénia Reya Campos, 1.ª mulher photographa portuguesa, António Maria Serra e José Pedro Braga Passaporte, ambos Photographos da Casa Real, Silva Nogueira e David Freitas, entre outros).

Sociedade Harmonia Eborense
Colecção Inácio Martinho
PT AFCME AF/INM · Coleção · 2018 - ?
Parte de Arquivo Fotográfico

Cerca de 2000 espécies fotográficas. Algumas das espécies são provenientes do estúdio de Eduardo Nogueira. Tem imagens ligadas aos mais diversos aspectos da cidade, desde monumentos a aspectos sociais, passando pela sua actividade económica entre outros temas.

Martinho, Inácio
Colecção José Braga Passaporte
PT AFCME AF/JPS · Coleção · 2000 - ?
Parte de Arquivo Fotográfico

As imagens mostram imagens de África, da época em que o fotógrafo lá permaneceu, e de Lisboa.

Passaporte, José Pedro Braga
Colecção Eduardo Nogueira
PT AFCME AF/EDN · Coleção · 1927 - 1964
Parte de Arquivo Fotográfico

A colecção é composta por cerca de 80 000 espécies fotográficas, sendo grande parte retratos. Deste ponto de vista a colecção é bastante interessante já que existe uma correspondência entre as espécies e o(s) nome(s) da(s) pessoa(s) retratada(s), estabelecida pelo fotógrafo através de um livro de registo, o que possibilita a identificação das imagens e consequentemente o interesse da população por estas. Tem por outro lado imagens ligadas aos mais diversos aspectos da cidade, desde monumentos a aspectos sociais, passando pela sua actividade económica entre outros temas.

Nogueira, Eduardo
Colecção António Passaporte
PT AFCME AF/APS · Coleção · 1930 - 1969
Parte de Arquivo Fotográfico

As imagens referem-se, na sua maioria, à cidade de Évora e a aspectos etnográficos alentejanos, correspondendo à primeira série de postais ilustrados que A. Passaporte executou na década de 1940. Existem imagens de outras localidades.

Passaporte, António
Colecção Câmara Municipal de Évora
PT AFCME AF/CME · Coleção · 1980 - ?
Parte de Arquivo Fotográfico

A esta colecção é possível atribuir não um, mas vários autores (muitos deles ainda por identificar). Adoptou-se, por essa razão, a designação de CME, remetendo-se para a sua proveniência.

A colecção CME reporta-se em grande parte à cidade de Évora entre 1885 e 1950 nos seus diversos aspectos, entre os quais se destacam: monumentos de carácter religioso, militar e civil; aspectos da vida social, tais como: mercados, festas comemorativas, casamentos, etc; reprodução de documentos escritos e iconográficos (pautas de música, manuscritos, mapas, plantas, etc); reprodução de pintura; aspectos da vida militar e outros aspectos urbanos da cidade. Para além destas existem imagens de freguesias próximas e ainda algumas imagens de Mafra e da Batalha (os únicos dois casos que extravasam o concelho de Évora), persistindo ainda outros locais por identificar.

Câmara Municipal de Évora
Colecção Família David
PT AFCME AF/FDV · Coleção · 1947 - 1981
Parte de Arquivo Fotográfico

Plantas de arquitectura, projectos e fotografias pertencentes ao Engenheiro Celestino David e ao seu irmão, o Arquitecto Raul David. A documentação e plantas encontram-se no Núcleo de Documentação da CME e o material fotográfico no Arquivo Fotográfico.
As imagens completam e documentam os processos relativos aos projectos e referem-se a Évora e outras localidades do Alentejo.
As imagens poderão não ser, na totalidade, da autoria do Eng. Celestino David e/ ou do Arq. Raul David, já que se encontram carimbos de diferentes casas comerciais (em alguns casos é possível aferir que as imagens foram reveladas e ampliadas em determinadas casas comerciais).

David, Celestino António da Veiga Neves
Colecção Francisco Manuel Fialho
AF/FMF · Coleção · 2010 - ?
Parte de Arquivo Fotográfico

As espécies que constituem a colecção em depósito retratam apenas aspectos de alguma maneira relacionados com a família Barahona Núncio: temas agrícolas, aspectos da vida e trabalho no campo mas também visitas e presenças em feiras agrícolas, cenas familiares e sociais, nomeadamente viagens em Portugal e no estrangeiro, quase sempre relacionadas com eventos tauromáquicos e/ou feiras internacionais, férias, caçadas e outras curiosidades, como os animais de companhia. Algumas das estereoscopias desta colecção não são originais do autor, tendo sido adquiridas em locais turísticos visitados.

Fialho, Francisco Manuel
Colecção Marcolino Silva
PT AFCME AF/MCS · Coleção · 2000
Parte de Arquivo Fotográfico

A colecção apresenta imagens da década de 1960 e inícios de 1970. As temáticas representadas são bastante variadas, destacando-se as reportagens sobre a Feira de São João, as reportagens de viagem, monumentos de Évora e de outros locais, aspectos da vida social de Évora (casamentos e festas, particulares e de instituições), retratos, cenas agrícolas, bem como imagens de carácter artístico, com as quais o fotógrafo concorria a exposições e concursos de fotografia.

Silva, Marcolino
Colecção Provas Originais
PT AFCME AF/PVO · Coleção · 1870 - ?
Parte de Arquivo Fotográfico

A esta colecção é possível atribuir não um, mas vários autores (muitos deles ainda por identificar). Adoptou-se, por essa razão, a designação de PVO, remetendo-se para a sua especificidade enquanto processo fotográfico.
A colecção PVO reporta-se em grande parte à cidade de Évora nos seus diversos aspectos, incluindo um significativo número de "cartes-visite". Inclui imagens de outras localidades.

Câmara Municipal de Évora