A colecção reporta-se ao período em que o fotógrafo residiu em Évora (1950/1960). As imagens referem-se à cidade de Évora e localidades do distrito, focando temas como a etnografia, aspectos urbanos, reportagens e actividades económico-sociais.
UntitledA temática geral da colecção centra-se em eventos relacionados com a vida social da SHE: salas e outros aspectos do edifício, cerimónias, conferências e/ou assembleias, exposições, bailes, festas, grupos de mascarados, bem como um grande número de retratos (possivelmente antigos sócios e dirigentes da SHE). Neste âmbito, existe um grande número de imagens relacionado com o Grupo Dramático da Sociedade Harmonia Eborense, nomeadamente peças de teatro (algumas identificadas), cenários, retratos de personagens das peças e actores. Existe, ainda, um pequeno grupo de imagens de conjuntos musicais, de monumentos da cidade e de aspectos de etnografia. Não sendo uma colecção de um só autor, existem neste conjunto provas de fotógrafos com actividade reconhecida em Évora e noutras localidades (Maria Eugénia Reya Campos, 1.ª mulher photographa portuguesa, António Maria Serra e José Pedro Braga Passaporte, ambos Photographos da Casa Real, Silva Nogueira e David Freitas, entre outros).
UntitledProvas fotográficas, sobretudo "cartes-visite" tirados nos estúdios de Évora (primeiro na Rua Ancha, n º66 e depois na Rua de Aviz, nº24, assim como nos estúdios de Lisboa, na "Phoebus Photographia Moderna". Inclui imagens de outras localidades.
UntitledA esta colecção é possível atribuir não um, mas vários autores (muitos deles ainda por identificar). Adoptou-se, por essa razão, a designação de PVO, remetendo-se para a sua especificidade enquanto processo fotográfico.
A colecção PVO reporta-se em grande parte à cidade de Évora nos seus diversos aspectos, incluindo um significativo número de "cartes-visite". Inclui imagens de outras localidades.
A colecção apresenta imagens da década de 1960 e inícios de 1970. As temáticas representadas são bastante variadas, destacando-se as reportagens sobre a Feira de São João, as reportagens de viagem, monumentos de Évora e de outros locais, aspectos da vida social de Évora (casamentos e festas, particulares e de instituições), retratos, cenas agrícolas, bem como imagens de carácter artístico, com as quais o fotógrafo concorria a exposições e concursos de fotografia.
UntitledA colecção pertencia à família Lopes Fragoso e é constituída por 212 provas originais de vários autores. A colecção é constituída maioritariamente por cartes-visite, existindo também retratos e postais. Resulta de acumulação familiar, não sendo possível identificar alguns dos retratados. Um grande número de retratos são dedicatórias a Manoel Joaquim de Brito Fragozo e/ou Maria Adelina.
UntitledAs imagens mostram imagens de África, da época em que o fotógrafo lá permaneceu, e de Lisboa.
UntitledCerca de 2000 espécies fotográficas. Algumas das espécies são provenientes do estúdio de Eduardo Nogueira. Tem imagens ligadas aos mais diversos aspectos da cidade, desde monumentos a aspectos sociais, passando pela sua actividade económica entre outros temas.
UntitledA maioria das imagens referem-se à cidade e concelho de Évora, se bem que haja alguns conjuntos referentes a concelhos limítrofes, nomeadamente Arraiolos, Reguengos de Monsaraz, Montemor-o-Novo e Estremoz.Grande parte das imagens reportam-se a aspectos monumentais e artísticos concelhios, a que acrescem aspectos vários da cidade e concelho de Évora; reportagens de alguns eventos municipais; reportagens de acidentes rodoviários; levantamentos de obras municipais; imagens do património dos concelhos limítrofes e, finalmente, um conjunto de reproduções de documentos e manuscritos antigos.A Colecção, resultado de compras e doações de espécies para actividades editoriais do Grupo Pró-Évora, reúne imagens de diversos fotógrafos amadores locais nomeadamente José Monteiro Serra, Caetano da Câmara Manoel, Campos Martins, José António Barbosa, Caetano Polido Júnior, Inácio Caldeira, Mariano, Gama Freixo, J. Lopes Franco (Reguengos de Monsaraz), Pereira & Prostes, Ricardo Santos, António Synarle (Reguengos de Monsaraz), António Vicente da Rocha e Alberto Silva, reportando-se a um período compreendido entre 1890 e 1920.
UntitledA colecção Gama Freixo é constituída, segundo dados do pré-inventário realizado, por cerca de 10 442 espécies fotográficas. A actividade como fotógrafo amador desenvolve-se, sobretudo, a partir dos finais da década de 1920, passando então a fotografar para além do desporto, vários aspectos monumentais da cidade e temas de carácter etnográfico que, anos mais tarde, viriam a servir de suporte a várias edições de postais ilustrados, editados sob a sua chancela.
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