Documento simples 112 - Porta manuelina do Solar da Sempre Noiva, Graça do Divor

Original Objeto digital not accessible

Zona de identificação

Código de referência

PT AFCME AF/GPE/4285/112

Título

Porta manuelina do Solar da Sempre Noiva, Graça do Divor

Data(s)

  • 1890 - 1901 (Produção)

Nível de descrição

Documento simples

Dimensão e suporte

Negativo de vidro, pb, formato 13x18.

Zona do contexto

Nome do produtor

(1868 - ?)

História biográfica

Arnaldo Fonseca nasceu em 4 de maio de 1868. Desconhece-se a data de morte e de casamento com Cristina Dalhunty Fontes Pereira de Melo. A sua formação em fotografia terá sido obtida na Marinha Portuguesa, onde foi Preparador do Gabinete de Photographia da Escola Naval. Foi professor de fotografia, investigador de processos fotoquímicos, escritor e tradutor e pioneiro da fotografia aérea em balão (1896). Arnaldo Fonseca iniciou um curso de fotografia na Academia de Estudos Livres, em 1 de Fevereiro de 1900, tendo a colaboração dos laboratórios da casa Worm & Rosa. Foi director técnico de pelo menos duas Oficinas de Fotografia, a primeira das quais, inaugurada em 1902, ocupava o n.º 38 da Praça dos Restauradores. Dirigiu a firma Instituto Photographico, o primeiro estabelecimento dedicado à fotografia de amador, com cedência de espaços de laboratório. Em 1906, comprou o estúdio Camacho, situado na Rua Nova do Almada, 116, a um dos filhos de João Francisco Camacho (1833-1898), mantendo o nome Camacho até 1910, quando alterou para Officinas Photographicas.
Produziu várias obras de divulgação de técnica da fotografia. Dirigiu também a publicação "Boletim Photographico (1900-1914). As suas imagens estão publicadas em diversos periódicos, de que são exemplo as revistas "Occidente", "Illustração Portuguesa" e "Brasil-Portugal". Acabou por abandonar a nível profissional a fotografia e dedicou-se à carreira diplomática.

Entidade detentora

História do arquivo

Fonte imediata de aquisição ou transferência

Zona do conteúdo e estrutura

Âmbito e conteúdo

Primeiro plano da porta manuelina existente no terraço do primeiro andar do Solar da Sempre Noiva.

Avaliação, selecção e eliminação

Ingressos adicionais

Sistema de arranjo

Zona de condições de acesso e utilização

Condições de acesso

Condiçoes de reprodução

Idioma do material

Script do material

Notas ao idioma e script

Características físicas e requisitos técnicos

Instrumentos de descrição

Zona de documentação associada

Existência e localização de originais

Existência e localização de cópias

Unidades de descrição relacionadas

Descrições relacionadas

Nota de publicação

Revista Serões, n.º 5, 2.ª série, 1901
BARATA, A.F., Évora e seus Arredores, Tip. Notícias d'Évora, 1901

Zona das notas

Nota

A Revisa Serões (n.º5, 2.ª série, 1901) publicou um artigo de Gabriel Pereira sobre o Solar da Sempre Noiva, ilustrado com 5 fotografias de Arnaldo Fonseca. Eram elas: fachada para o pátio interior com as janelas do andar nobre; fachada para o campo; noeirado; porta manuelina de entrada dos salões (a presente imagem) e janelas duplas com 2 frontais.

Identificador(es) alternativo(s)

Pontos de acesso

Pontos de acesso - Nomes

Pontos de acesso de género

Zona do controlo da descrição

Identificador da descrição

Identificador da instituição

AFCME

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Revisto

Nível de detalhe

Parcial

Datas de criação, revisão, eliminação

Tratamento: Luísa Casella (2000)
Inventariação: Cármen Almeida (2000-2002)
Descrição: Cármen Almeida (2020)

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

Objeto digital (Matriz) zona de direitos

Objeto digital (Referência) zona de direitos

Objeto digital (Ícone) zona de direitos

Zona da incorporação