Portal da Sala do Capítulo, situado no piso térreo do claustro do Convento dos Lóios. Portal de arco de ferradura, com decoração tipicamente manuelina. Em frente ao portal, no chão do claustro, são visíveis duas campas de mármore, com inscrição em português (inscrição completa: cf. Inventário Artístico de Portugal, Concelho de Évora, p.67).
Vista geral da fonte da Porta de Moura. Ao fundo, o mirante da Casa Cordovil e do lado direito o alpendre do Convento do Carmo
Capela de Nossa Senhora do Rosário, na Igreja dos Lóios. O acesso faz-se por um portal gótico, de arco abatido, ladeado por colunas manuelinas. Ao fundo, o altar de talha dourada, com imagem da Virgem da Conceição ao centro e ladeado por seis quadros (óleo sobre madeira). São visíveis, no pavimento, as campas de bronze.
Vista parcial de uma sala do convento, que Túlio Espanca denominou de sala manuelina.
Capela do Esporão ou de Nossa Senhora da Piedade, situada no transepto da Sé de Évora (lado do Evangelho).
Capela do Esporão ou de Nossa Senhora da Piedade, situada no transepto da Sé de Évora (lado do Evangelho).
Portal da Sala do Capítulo, situado no piso térreo do claustro do Convento dos Lóios. Portal de arco de ferradura, com decoração tipicamente manuelina. O medalhão do tímpano representa as armas de D. Rodrigo de Melo. É parcialmente visível, no interior, o banco corrido de madeira, suportado por peanhas de voluta em mármore. Em frente ao portal, no chão do claustro, são visíveis duas campas de mármore, com inscrição em português (inscrição completa: cf. Inventário Artístico de Portugal, Concelho de Évora, p.67).
Peça em calcário regional, de estilo Manuelino (cerca de 1525)