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Arquivo Fotográfico da Câmara Municipal de Évora Coleção English
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Colecção António Carrapato

A colecção António Carrapato resulta de trabalhos efectuados para a Câmara Municipal de Évora no âmbito da exposição “Évora ano 2000”.

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Colecção António Passaporte

As imagens referem-se, na sua maioria, à cidade de Évora e a aspectos etnográficos alentejanos, correspondendo à primeira série de postais ilustrados que A. Passaporte executou na década de 1940. Existem imagens de outras localidades.

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Colecção Arquivo Corrente

A partir de 1980 a Câmara Municipal de Évora passou a efectuar com regularidade levantamentos fotográficos de obras e iniciativas municipais. O acervo da colecção Arquivo Corrente resulta dessa actividade, que se estima actualmente em cerca 150 000 espécies fotográficas. Os autores das fotografias são diversos, destacando-se contudo a colaboração de António Algarvio, Carlos Tojo, António Carrapato e Paulo Nuno silva.

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Colecção Câmara Municipal de Évora

A esta colecção é possível atribuir não um, mas vários autores (muitos deles ainda por identificar). Adoptou-se, por essa razão, a designação de CME, remetendo-se para a sua proveniência.

A colecção CME reporta-se em grande parte à cidade de Évora entre 1885 e 1950 nos seus diversos aspectos, entre os quais se destacam: monumentos de carácter religioso, militar e civil; aspectos da vida social, tais como: mercados, festas comemorativas, casamentos, etc; reprodução de documentos escritos e iconográficos (pautas de música, manuscritos, mapas, plantas, etc); reprodução de pintura; aspectos da vida militar e outros aspectos urbanos da cidade. Para além destas existem imagens de freguesias próximas e ainda algumas imagens de Mafra e da Batalha (os únicos dois casos que extravasam o concelho de Évora), persistindo ainda outros locais por identificar.

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Colecção David Freitas

A maioria das imagens, realizadas entre 1930 e 1970, referem-se à cidade de Évora, havendo, no entanto, conjuntos significativos de outros concelhos do Alentejo, de outras zonas de Portugal e de países estrangeiros. Encontram-se, na colecção, grandes grupos temáticos, tais como aspectos da cidade e do concelho, reportagens várias, levantamentos de obras municipais e exemplos de actividades sociais (retratos de família, festas, feiras, etc.).
O grupo temático mais siginificativo diz respeito ao levantamento de Bens Culturais Móveis e Imóveis realizado, em parceria com Túlio Espanca, para o Inventário Artístico do Distrito de Évora.

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Colecção Eduardo Nogueira

A colecção é composta por cerca de 80 000 espécies fotográficas, sendo grande parte retratos. Deste ponto de vista a colecção é bastante interessante já que existe uma correspondência entre as espécies e o(s) nome(s) da(s) pessoa(s) retratada(s), estabelecida pelo fotógrafo através de um livro de registo, o que possibilita a identificação das imagens e consequentemente o interesse da população por estas. Tem por outro lado imagens ligadas aos mais diversos aspectos da cidade, desde monumentos a aspectos sociais, passando pela sua actividade económica entre outros temas.

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Colecção Exposição Rio de Janeiro

Editadas pela Comissão de Iniciativa de Évora em parceria com o Grupo Pró-Évora, trata-se de imagens de monumentos de Évora, fotografados entre 1890 e 1920, escolhidas para figurar na Exposição do Rio de Janeiro nos inícios da década de 1920. Os negativos originais de algumas destas imagens encontram-se na Colecção Grupo Pró-Évora e na Colecção Câmara Municipal de Évora.

Colecção Inácio Martinho

Cerca de 2000 espécies fotográficas. Algumas das espécies são provenientes do estúdio de Eduardo Nogueira. Tem imagens ligadas aos mais diversos aspectos da cidade, desde monumentos a aspectos sociais, passando pela sua actividade económica entre outros temas.

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Colecção Lopes Fragoso

A colecção pertencia à família Lopes Fragoso e é constituída por 212 provas originais de vários autores. A colecção é constituída maioritariamente por cartes-visite, existindo também retratos e postais. Resulta de acumulação familiar, não sendo possível identificar alguns dos retratados. Um grande número de retratos são dedicatórias a Manoel Joaquim de Brito Fragozo e/ou Maria Adelina.

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