Documentação relativa a “monografias antigas”, ou seja, a produção livreira editada antes de 1801 embora, por vezes, seja comum estender o conceito a publicações editadas até 1820. As monografias depositadas no AME apresentam datas compreendidas entre 1715 e 1818.
CONVENTO DOS REMÉDIOS DE ÉVORAA colecção pertencia à família Lopes Fragoso e é constituída por 212 provas originais de vários autores. A colecção é constituída maioritariamente por cartes-visite, existindo também retratos e postais. Resulta de acumulação familiar, não sendo possível identificar alguns dos retratados. Um grande número de retratos são dedicatórias a Manoel Joaquim de Brito Fragozo e/ou Maria Adelina.
DiversosA esta colecção é possível atribuir não um, mas vários autores (muitos deles ainda por identificar). Adoptou-se, por essa razão, a designação de PVO, remetendo-se para a sua especificidade enquanto processo fotográfico.
A colecção PVO reporta-se em grande parte à cidade de Évora nos seus diversos aspectos, incluindo um significativo número de "cartes-visite". Inclui imagens de outras localidades.
Provas fotográficas, sobretudo "cartes-visite" tirados nos estúdios de Évora (primeiro na Rua Ancha, n º66 e depois na Rua de Aviz, nº24, assim como nos estúdios de Lisboa, na "Phoebus Photographia Moderna". Inclui imagens de outras localidades.
Santos, RicardoEditadas pela Comissão de Iniciativa de Évora em parceria com o Grupo Pró-Évora, trata-se de imagens de monumentos de Évora, fotografados entre 1890 e 1920, escolhidas para figurar na Exposição do Rio de Janeiro nos inícios da década de 1920. Os negativos originais de algumas destas imagens encontram-se na Colecção Grupo Pró-Évora e na Colecção Câmara Municipal de Évora.
A colecção à família de Elsa Caeiro e é constituída por 26 provas originais de autor(es) desconhecido(s). Resulta de acumulação familiar. Trata-se de imagens de Évora e arredores.
Autor desconhecidoA colecção é composta por cerca de 80 000 espécies fotográficas, sendo grande parte retratos. Deste ponto de vista a colecção é bastante interessante já que existe uma correspondência entre as espécies e o(s) nome(s) da(s) pessoa(s) retratada(s), estabelecida pelo fotógrafo através de um livro de registo, o que possibilita a identificação das imagens e consequentemente o interesse da população por estas. Tem por outro lado imagens ligadas aos mais diversos aspectos da cidade, desde monumentos a aspectos sociais, passando pela sua actividade económica entre outros temas.
Nogueira, EduardoAs imagens referem-se, na sua maioria, à cidade de Évora e a aspectos etnográficos alentejanos, correspondendo à primeira série de postais ilustrados que A. Passaporte executou na década de 1940. Existem imagens de outras localidades.
Passaporte, AntónioPlantas de arquitectura, projectos e fotografias pertencentes ao Engenheiro Celestino David e ao seu irmão, o Arquitecto Raul David. A documentação e plantas encontram-se no Núcleo de Documentação da CME e o material fotográfico no Arquivo Fotográfico.
As imagens completam e documentam os processos relativos aos projectos e referem-se a Évora e outras localidades do Alentejo.
As imagens poderão não ser, na totalidade, da autoria do Eng. Celestino David e/ ou do Arq. Raul David, já que se encontram carimbos de diferentes casas comerciais (em alguns casos é possível aferir que as imagens foram reveladas e ampliadas em determinadas casas comerciais).
Documentação relativa a cartazes, com datas compreendidas entre 1960 e 2016.
Esta coleção abarca cartazes de carater diverso, sendo que existem já algumas coleções digitalizadas, como:
- Évora
- Feira de S. joão
- 25 de abril
- Teatro Garcia de Resende