A colecção António Carrapato resulta de trabalhos efectuados para a Câmara Municipal de Évora no âmbito da exposição “Évora ano 2000”.
Carrapato, AntónioAs imagens referem-se, na sua maioria, à cidade de Évora e a aspectos etnográficos alentejanos, correspondendo à primeira série de postais ilustrados que A. Passaporte executou na década de 1940. Existem imagens de outras localidades.
Passaporte, AntónioA partir de 1980 a Câmara Municipal de Évora passou a efectuar com regularidade levantamentos fotográficos de obras e iniciativas municipais. O acervo da colecção Arquivo Corrente resulta dessa actividade, que se estima actualmente em cerca 150 000 espécies fotográficas. Os autores das fotografias são diversos, destacando-se contudo a colaboração de António Algarvio, Carlos Tojo, António Carrapato e Paulo Nuno silva.
Câmara Municipal de ÉvoraA esta colecção é possível atribuir não um, mas vários autores (muitos deles ainda por identificar). Adoptou-se, por essa razão, a designação de CME, remetendo-se para a sua proveniência.
A colecção CME reporta-se em grande parte à cidade de Évora entre 1885 e 1950 nos seus diversos aspectos, entre os quais se destacam: monumentos de carácter religioso, militar e civil; aspectos da vida social, tais como: mercados, festas comemorativas, casamentos, etc; reprodução de documentos escritos e iconográficos (pautas de música, manuscritos, mapas, plantas, etc); reprodução de pintura; aspectos da vida militar e outros aspectos urbanos da cidade. Para além destas existem imagens de freguesias próximas e ainda algumas imagens de Mafra e da Batalha (os únicos dois casos que extravasam o concelho de Évora), persistindo ainda outros locais por identificar.
Câmara Municipal de ÉvoraAs imagens referem-se a veículos automóveis (automóveis, carrinhas, camionetas, mini-autocarros, etc.), motores e/ou depósitos de combustível (combustíveis alternativos à gasolina e gasóleo). Supõe-se que a colecção terá sido reunida pelo Eng.º Francisco Cavaleiro de Ferreira durante o tempo em que exerceu o cargo de Director na Direcção Geral dos Combustíveis (entre 1956 e 1969), com o intuito de criar um catálogo fotográfico dos veículos em experiência com novos combustíveis.
Ferreira, Francisco CavaleiroA maioria das imagens, realizadas entre 1930 e 1970, referem-se à cidade de Évora, havendo, no entanto, conjuntos significativos de outros concelhos do Alentejo, de outras zonas de Portugal e de países estrangeiros. Encontram-se, na colecção, grandes grupos temáticos, tais como aspectos da cidade e do concelho, reportagens várias, levantamentos de obras municipais e exemplos de actividades sociais (retratos de família, festas, feiras, etc.).
O grupo temático mais siginificativo diz respeito ao levantamento de Bens Culturais Móveis e Imóveis realizado, em parceria com Túlio Espanca, para o Inventário Artístico do Distrito de Évora.
A colecção é composta por cerca de 80 000 espécies fotográficas, sendo grande parte retratos. Deste ponto de vista a colecção é bastante interessante já que existe uma correspondência entre as espécies e o(s) nome(s) da(s) pessoa(s) retratada(s), estabelecida pelo fotógrafo através de um livro de registo, o que possibilita a identificação das imagens e consequentemente o interesse da população por estas. Tem por outro lado imagens ligadas aos mais diversos aspectos da cidade, desde monumentos a aspectos sociais, passando pela sua actividade económica entre outros temas.
Nogueira, EduardoEditadas pela Comissão de Iniciativa de Évora em parceria com o Grupo Pró-Évora, trata-se de imagens de monumentos de Évora, fotografados entre 1890 e 1920, escolhidas para figurar na Exposição do Rio de Janeiro nos inícios da década de 1920. Os negativos originais de algumas destas imagens encontram-se na Colecção Grupo Pró-Évora e na Colecção Câmara Municipal de Évora.
Plantas de arquitectura, projectos e fotografias pertencentes ao Engenheiro Celestino David e ao seu irmão, o Arquitecto Raul David. A documentação e plantas encontram-se no Núcleo de Documentação da CME e o material fotográfico no Arquivo Fotográfico.
As imagens completam e documentam os processos relativos aos projectos e referem-se a Évora e outras localidades do Alentejo.
As imagens poderão não ser, na totalidade, da autoria do Eng. Celestino David e/ ou do Arq. Raul David, já que se encontram carimbos de diferentes casas comerciais (em alguns casos é possível aferir que as imagens foram reveladas e ampliadas em determinadas casas comerciais).
As espécies que constituem a colecção em depósito retratam apenas aspectos de alguma maneira relacionados com a família Barahona Núncio: temas agrícolas, aspectos da vida e trabalho no campo mas também visitas e presenças em feiras agrícolas, cenas familiares e sociais, nomeadamente viagens em Portugal e no estrangeiro, quase sempre relacionadas com eventos tauromáquicos e/ou feiras internacionais, férias, caçadas e outras curiosidades, como os animais de companhia. Algumas das estereoscopias desta colecção não são originais do autor, tendo sido adquiridas em locais turísticos visitados.
Fialho, Francisco Manuel