A maioria das imagens referem-se à cidade e concelho de Évora, se bem que haja alguns conjuntos referentes a concelhos limítrofes, nomeadamente Arraiolos, Reguengos de Monsaraz, Montemor-o-Novo e Estremoz.Grande parte das imagens reportam-se a aspectos monumentais e artísticos concelhios, a que acrescem aspectos vários da cidade e concelho de Évora; reportagens de alguns eventos municipais; reportagens de acidentes rodoviários; levantamentos de obras municipais; imagens do património dos concelhos limítrofes e, finalmente, um conjunto de reproduções de documentos e manuscritos antigos.A Colecção, resultado de compras e doações de espécies para actividades editoriais do Grupo Pró-Évora, reúne imagens de diversos fotógrafos amadores locais nomeadamente José Monteiro Serra, Caetano da Câmara Manoel, Campos Martins, José António Barbosa, Caetano Polido Júnior, Inácio Caldeira, Mariano, Gama Freixo, J. Lopes Franco (Reguengos de Monsaraz), Pereira & Prostes, Ricardo Santos, António Synarle (Reguengos de Monsaraz), António Vicente da Rocha e Alberto Silva, reportando-se a um período compreendido entre 1890 e 1920.
UntitledAspecto do Claustro do Colégio do Espírito Santo, Universidade de Évora, vendo o pátio do claustro principal, fonte e frontispício.
UntitledAspeto do Palácio de D. Manuel após a obra de 1885, vendo-se a escadaria frontal e no topo superior do torreão central é visível a inscrição Theatro Eborense.
Aspecto da Porta de Avis, tirado a partir do largo do mesmo nome, vendo-se algumas pessoas do lado esquerdo, bem como uma carroça. Nas fachadas dos edifícios , de um lado e outro do largo, vêem-se anúncios comerciais. para lá da porta entrevê-se o bairro Operário, construído nos primeiros anos da República.
UntitledAspecto de uma das torres da Sé de Évora, vendo-se um homem a acenar.
UntitledImagem de uma feira no Rossio de S. Brás, vendo-se três mulheres e três homens Vendedores), uma carroça e diversas peças de loiça de barro expostas no chão.sentadas nos degraus.
UntitledVista panorâmica de Évora tirada a partir do alto de S. Bento.
UntitledAspecto de conjunto das Ruínas Fingidas, vendo-se em segundo plano as janelas e portais mudejares provenientes do Palácio dos Condes de Vimioso.Em primeiro plano vê-se um candeeiro de iluminação pública.
UntitledPrimeiro plano da galilé da Igreja de s. Francisco
UntitledAspecto do portal da Sala do Capítulo do Convento dos Lóios, enquadrado pela arcaria da sala do lavabo.
Untitled