Freixo, Mário Gama

Zona de identificação

tipo de entidade

Pessoa singular

Forma autorizada do nome

Freixo, Mário Gama

Forma(s) paralela(s) de nome

  • Gama Freixo, Mário

Forma normalizada do nome de acordo com outras regras

Outra(s) forma(s) do nome

identificadores para entidades coletivas

área de descrição

datas de existência

1894 - 1980 (vida)

história

Mário da Gama Freixo nasceu em 23 de Maio de 1894, em Lisboa, sendo descendente de figuras ligadas às elites eborenses da época. Seu pai, Jerónimo da Gama Freixo, era um abastado proprietário, político (foi vereador da Câmara de Évora e administrador dos concelhos de Borba, Évora e Vila Viçosa), jornalista e dramaturgo, e seu avô, Dr. José Francisco da Gama Freixo, para além de proprietário, foi também médico da Misericórdia e edil da Câmara Municipal de Évora.

Locais

Évora

status legal

funções, ocupações e atividades

Mandatos/Fontes de autoridade

Estruturas internas/genealogia

contexto geral

A par do desporto, a sua grande paixão viria a ser a fotografia. Consta que terá sido iniciado nesta arte pelo eborense José Pedro Braga Passaporte, fotógrafo da Casa Real.
É possível que tenha estado ligado à criação de uma câmara-escura na Sociedade Harmonia Eborense, referida na imprensa local em 1914, tendo, até meados da década de 1920, desenvolvido uma prática fotográfica totalmente amadora, de cariz pessoal, se bem que, desde os primeiros momentos, tenha registado documentalmente vários aspectos da prática desportiva local.
Refira-se que através dos seus registos pessoais, é possível saber que começou a fotografar a partir de 1908, sendo as primeiras imagens de desporto, precisamente de um desafio de futebol, realizado em Évora, em 18 de Março de 1914, no Rossio de S. Brás.
Pela mesma fonte sabe-se que usava então uma Ica e que utilizava chapas de vidro com a dimensão de 9x12.
A sua actividade como fotógrafo amador desenvolve-se, sobretudo, a partir dos finais da década de 1920, passando então a fotografar para além do desporto, vários aspectos monumentais da cidade e temas de carácter etnográfico que, anos mais tarde, viriam a servir de suporte a várias edições de postais ilustrados, editados sob a sua chancela.
Lusitanista convicto fotografou durante anos a actividade futebolística do seu clube, para além de outras modalidades desportivas.
Assim, as imagens de Gama Freixo são um importante contributo para conhecer a evolução da técnica fotográfica, dos processos e das máquinas utilizados por um fotógrafo amador da província e, simultaneamente, compreender através das suas imagens a própria percepção visual do jogo futebolístico.

Área de relacionamento

Área de pontos de acesso

Ocupações

Zona do controlo

Identificador do registo de autoridade

GMF

Identificador da instituição

AFCME

Regras ou convenções utilizadas

Estatuto

Preliminar

Nível de detalhe

Parcial

Datas de criação, revisão ou eliminação

Novembro 2018

Línguas e escritas

Script(s)

Fontes

Notas de manutenção

  • Área de transferência

  • Exportar

  • EAC