Coleção SHE - Colecção Sociedade Harmonia Eborense

Sala do Grupo Dramático da Sociedade Harmonia Eborense Sala do Grupo Dramático da Sociedade Harmonia Eborense Sala do Grupo Dramático da Sociedade Harmonia Eborense Sala do Grupo Dramático da Sociedade Harmonia Eborense Sala do Grupo Dramático da Sociedade Harmonia Eborense Sala do Grupo Dramático da Sociedade Harmonia Eborense Pormenor de varanda Retrato de Augusto de Calça e Pina enquanto "Senador" na peça "Fábia" Retrato de António Simões Paquete enquanto "César" (primeiro acto da peça "Fábia&q... Retrato de Pedro Correia ("Berimbau (?)") e Pedro Salles ("Fágundes") (segund...
Results 1 to 10 of 222 Show all

Identity area

Reference code

PT AFCME SHE

Title

Colecção Sociedade Harmonia Eborense

Date(s)

  • 2010 (Accumulation)
  • 1872 - 1960 (Creation)

Level of description

Coleção

Extent and medium

Composta por 339 espécies, esta colecção inclui 154 provas a preto e branco, 61 provas a cor e 124 provas de albumina coladas sobre cartão.

Context area

Name of creator

(1849 - presente)

Administrative history

Esta associação que foi fundada no final da primeira metade do século XIX surgiu num período em que uma nova ordem social se afirmava no Portugal de oitocentos. A formação do espaço público e a emancipação da burguesia como grupo social alteraram as práticas sociais e os hábitos de sociabilidade dos europeus. Embora a cidade de Évora não fosse um centro urbano de grande dimensão, gerando-se uma condição de periferia que diminuía os ritmos da mudança, foram surgindo, na segunda metade do século XIX, várias associações ou Clubs que já anunciavam os tempos de autonomização da burguesia.
O tempo e a convivência foram modelando os contornos em que crescia a SHE. As actividades diversificaram-se, e à Música – que teve a primeira secção organizada na Sociedade – juntaram-se novas práticas e hábitos de convívio. O Teatro, os Jogos de cartas, o Bilhar e o Ciclismo fazem parte da história da Sociedade já desde o final do século XIX, tudo isto é testemunhado pelo espólio arquivístico – fotográfico e estritamente documental - que ainda hoje subsiste. Na viragem do século, a SHE era uma colectividade florescente e relevante na vida da cidade de Évora, afirmando-se como o espaço de sociabilidade preferencial de uma elite cultural que provinha da pequena e média burguesias urbana.
A Sociedade foi durante muito tempo um espaço predominantemente masculino, onde se liam jornais e revistas tanto portugueses como estrangeiros – espanhóis e franceses - onde se discutia o curso da vida política do País e das guerras, onde provavelmente se digladiavam facções nos tempos conturbados da Primeira República. Não se pode dizer que a Sociedade tenha assumido posições de conjunto em relação aos regimes políticos que vigoraram ao longo dos primeiros 125 anos de existência, contudo não é difícil admitir que a SHE assumiu passivamente uma posição colaborante com os três regimes políticos existentes durante esse período de existência.
Durante o Estado Novo, sob um controlo eficaz por parte do Estado, as associações e colectividades viam a sua actividade fiscalizada. A dinâmica cultural decresceu e a componente puramente recreativa assumiu importância quase exclusiva, eram agora os bailes, as quermesses, as homenagens, os jogos de bilhar e de cartas a preencher o tempo dos associados e das suas famílias. Era pois, um reflexo natural das práticas políticas e culturais das décadas de 40, 50 e 60.
Os anos posteriores ao Período Revolucionário e à consolidação da Democracia Parlamentar foram difíceis para a SHE. As propostas de associação decaíram e a actividade tornou-se rotineira e exclusivista, resultante, talvez, de um longo período de engajamento com as propostas recreativas de uma administração muito conservadora. Porém, na última década a Sociedade recuperou importância na vida da Cidade e a sua sede voltou a ser um espaço privilegiado de convívio. Reabilitando a localização da sede que ocupa desde 1902 e revitalizando a sua agenda, a SHE deixou de ser um espaço de convivência exclusivamente masculino, assistindo-se a uma crescente confluência de gerações no espaço da Associação.
(fonte: http://soc-harmonia.blogspot.com/2009/02/pequenos-passos-de-uma-historia.html)

Archival history

Immediate source of acquisition or transfer

A colecção foi colocada em depósito em 2010 pela Sociedade Harmonia Eborense

Content and structure area

Scope and content

A temática geral da colecção centra-se em eventos relacionados com a vida social da SHE: salas e outros aspectos do edifício, cerimónias, conferências e/ou assembleias, exposições, bailes, festas, grupos de mascarados, bem como um grande número de retratos (possivelmente antigos sócios e dirigentes da SHE). Neste âmbito, existe um grande número de imagens relacionado com o Grupo Dramático da Sociedade Harmonia Eborense, nomeadamente peças de teatro (algumas identificadas), cenários, retratos de personagens das peças e actores. Existe, ainda, um pequeno grupo de imagens de conjuntos musicais, de monumentos da cidade e de aspectos de etnografia. Não sendo uma colecção de um só autor, existem neste conjunto provas de fotógrafos com actividade reconhecida em Évora e noutras localidades (Maria Eugénia Reya Campos, 1.ª mulher photographa portuguesa, António Maria Serra e José Pedro Braga Passaporte, ambos Photographos da Casa Real, Silva Nogueira e David Freitas, entre outros).

Appraisal, destruction and scheduling

Accruals

System of arrangement

A colecção encontra-se organizada em 43 séries. Ordenação numérica.

Conditions of access and use area

Conditions governing access

A colecção encontra-se tratada e as imagens digitalizadas, estando disponível à consulta do público.

Conditions governing reproduction

Reprodução para exposição, publicação e utilização comercial mediante autorização da Sociedade Harmonia Eborense.
Cedência ao abrigo do Regulamento e Tabela de Taxas e Outras Receitas do Município de Évora.

Language of material

  • Portuguese

Script of material

Language and script notes

Physical characteristics and technical requirements

Finding aids

Allied materials area

Existence and location of originals

Existence and location of copies

Related units of description

Related descriptions

Publication note

A colecção fotográfica da Sociedade Harmonia Eborense / coord. Cármen Almeida ; Évora : Câmara Municipal de Évora : Sociedade Harmonía Eborense, 2010.

Notes area

Note

Sobre a mesma colecção foram efectuadas uma exposição e publicado um catálogo.

Alternative identifier(s)

Access points

Subject access points

Place access points

Name access points

Genre access points

Description control area

Description identifier

Institution identifier

Rules and/or conventions used

Status

Revised

Level of detail

Partial

Dates of creation revision deletion

Tratamento e inventário: 2010
Descrição e revisão: 2020

Language(s)

Script(s)

Sources

Accession area

Related subjects

Related people and organizations

Related genres

Related places

Physical storage

  • Shelf: E4 - P7